Onde estamos

Nossa comunidade está localizada na periferia urbana da cidade de Bom Despacho, no centro-oeste de Minas Gerais, há 156 km de Belo Horizonte, capital do estado. A força econômica da cidade vem da produção de leite, e de acordo com a estimativa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em 2021 a cidade contém 51.436 habitantes. O local onde a comunidade foi reconhecida em 2005, pela Fundação Palmares, “O bairro Tabatinga) era um território rural, porém a cidade foi se aproximando, e hoje está localizada em território urbano, dependendo da estrutura da cidade para geração de renda e busca por qualidade de vida, visto que dentro da comunidade não existem opções e oportunidades de emprego, de acesso a insumos essenciais, e tão pouco politicas para alterar esse cenário. 

O território quilombola é limitado, inviabilizando a realização de estratégias para geração de renda e autonomia econômica, como o cultivo e o plantio, visto que está situada em território urbano. Outro fator que está presente no cotidiano da comunidade é a falta de incentivo e apoio institucional partindo do governo local, visto a escassez de políticas voltadas para a população quilombola, referentes às situações econômicas, sociais e educacionais.

Dentro do nosso território temos duas referências de estrutura para realização das nossa atividades, que são a Associação Quilombola de Bom Despacho, situada na Rua Raquel Paiva de Oliveira, n° 520, bairro Tabatinga, onde realizamos eventos, debates, cursos, oficinas entre outras atividades educacionais, culturais e ativistas. E também temos a casa de Umbanda, onde realizamos nossas manifestações religiosas e festivas dentro da comunidade, situada na Avenida Ana Rosa, n° 480, bairro Tabatinga.