Aquilombamento Já 2021 - Quilombo Carrapatos da Tabatinga
No dia 21 de novembro de 2021, das 09hrs às 19hrs, realizou-se o evento intitulado como “Aquilombamento Já” na associação da comunidade quilombola Carrapatos da Tabatinga, localizada no município de Bom Despacho, no estado de Minas Gerais. Reunidos em quilombo, a ação proporcionou experiências culturais, sociais, culinárias e reflexivas, em referência ao mês da consciência negra em que os presentes interagiram, produziram arte e conheceram a história do quilombo e dos quilombolas. O evento contou com a presença de trinta e cinco pessoas, entre quilombolas e não quilombolas, negros, brancos, pardos, de todas as idades, residentes em Bom Despacho e na região.
A ação foi pensada com o objetivo de promover, preservar e valorizar a cultura negra quilombola, e ao mesmo tempo trazer reflexões sobre a história e o contexto atual ao qual está população está inserida. O Aquilombamento marca o início da retomada das atividades no quilombo após a perda da matriarca da família D. Sebastiana, resgatando as tradições e contribuindo para a formação ativista social dos jovens e crianças negros e quilombolas da comunidade.
O evento foi iniciado com a recepção e credenciamento, acompanhados da mesa de café da manhã. Em seguida ocorreu a abertura oficial do evento ao som do atabaque e as vozes em canto, com fala das filhas da matriarca e do patriarca da família Lazaro Antonio. Após esse momento apresentou-se o CD gravado pela matriarca com os cantos do Maçambique de São Benedito e o livro escrito por mulheres negras e quilombolas em que uma delas é Sandra Maria, pertencente ao quilombo Carrapatos da Tabatinga, nas vozes de Luana Santana e Ana Luiza Andrade.
A primeira atividade realizada foi a contação de história, trazendo as vivências de Aqualtune, seu neto Zumbi dos Palmares e as vertentes que permeiam o mês da consciência negra, por Holdry Oliveira. Em seguida, Marcely Felipe e Débora Oliveira trouxeram brincadeiras de matriz africana acompanhadas de sua história e importância para a população negra e quilombola. Após a pausa para o almoço, que contou com o cardápio da culinária quilombola “costelinha da vó maria; arroz quilombola; batata inham inham do Miguel; feijão tropeiro da mãe Tiana”, retornou-se às atividades com as oficinas da Abayomi, lecionadas pela Debora Oliveira, seguidas das oficinas de chocalho, lecionadas por Dardara Santos, e oficina de dança afro, ministradas por Silvio Januário e Luana Santana. O evento foi finalizado com o desfile das crianças, e da velha guarda do quilombo, com oração em agradecimento, músicas e dança, acompanhada de muita comida.
O encontro realizado pela Comunidade Quilombola Carrapatos da Tabatinga, e contou com o apoio da Coletiva de Mulheres Indígenas e Quilombolas, da Coordenação Nacional de Articulação de Quilombolas (CONAQ), da lanchonete Sukoo, do estabelecimento Aquecelar, dos supermercados Varejão do Povão (PAV) e do empreendimento de salgados “Delícias da Naninha”. A equipe organizadora do evento foi composta pelas lideranças jovens, com Holdry Oliveira, como coordenadora do evento, e Débora Oliveira, Dardara Santos, Marcely Felipe, Luana Santana, Gabriel Januário e Ana Luiza Andrade como colaboradores, entre oficineiras e apresentadores do evento. Para mais informações e/ou registros do evento acesse o instagram da comunidade: @quilombocarrapatos.