A história em nossa voz
Somos uma Comunidade Quilombola familiar, atualmente em contexto urbano, localizada em zona periférica na cidade de Bom Despacho, Minas Gerais. Viemos de Bom Sucesso-MG e nos reestruturamos em território bom despachense, onde fomos reconhecidos pela Palmares, em 2005. Apesar do reconhecimento ter sido obtido apenas em 2005, as lideranças da comunidade já se engajaram na luta desde meados de 1980, na busca por direitos, sobrevivência e reconhecimento.
A associação do quilombo foi gerida e presidida por D. Sebastiana (in memoria). A matriarca da família Carrapatos, iniciou sua trajetória no território de forma independente, contando com o apoio do seu cônjuge Lazaro Antonio, e desde a sua chegada ao bairro “Tabatinga”, que hoje é nomeado por Ana Rosa, sempre buscou fazer a diferença, contribuindo desde a construção da igreja do bairro até a manutenção da quadra, vista como forma de lazer.
A presidente não tinha estudo, não sabia ler ou escrever, mas era motivada pela vontade de trazer mudança e acessar os direitos da população quilombola, tornando-se referência na cidade ganhando o reconhecimento pela sua liderança comunitária. Após anos de luta, D. Sebastiana veio a falecer em 2019, deixando um grande legado e portas abertas para seus filhos, netos e bisnetos seguirem seus passos.
Nossa comunidade conta com 700 moradores, porém nem todos se reconhecem como quilombolas, mas todos têm acesso às nossas ações, tradição e movimentos. Temos na comunidade o Moçambique de São Benedito e também o centro de Umbanda Martir São Sebastião, como manifestações culturais religiosas e o grupo de dança afro Mirone, além da presença incontestável dos costumes gastronômicos e da culinária quilombola. A costura também é uma habilidade do quilombo, assim como o samba, que se fez presente na criação da escola de samba Estrela de Ouro.